Câmara aprova a implantação da Semana de prevenção à gravidez na adolescência, no calendário de eventos de Conceição de Macabu

Os vereadores de Conceição de Macabu aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Nº 015 /2021, de autoria da vereadora Nathália Braga, que visa instituir a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, em Conceição de Macabu.

O Projeto institui a semana de prevenção à gravidez na adolescência no município, que ocorrerá, durante o mês de março, considerado o mês da mulher, em todas as unidades básicas de saúde, na rede municipal de ensino e nas demais repartições públicas municipais, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
As ações serão promovidas por meio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde, com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Promoção Social, com a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas. A semana em questão passará a integrar o calendário oficial do município.
Segundo a vereadora, o objetivo é prevenir a gravidez na adolescência; contribuir para a diminuição do índice de gravidez na adolescência; incentivar e propagar o programa de planejamento familiar ou reprodutivo; prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST); diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da adolescente-mãe e da paternidade precoce; conferir visibilidade social as ações pertinentes à questão, em desenvolvimento na cidade de Conceição De Macabu, no âmbito interinstitucional; resgatar as adolescentes para a cidadania através do suporte de assistentes sociais e agentes de Saúde; e incentivar o ingresso dessas jovens em programas sociais.
O projeto visa ainda o oferecimento de todos os métodos e técnicas de contracepção cientificamente aceita e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas.
“O intuito é chamar a atenção para a prevenção do número de gravidez indesejável e precoce na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e contribuir com a diminuição de seus índices, quanto mais informada a população estiver, menores serão as consequências de crises pessoais e sociais”, concluiu a vereadora.