Câmara Macabu inicia sessões por deliberação remota como medida de precaução ao Covid-19

Casa Legislativa também altera rotina do funcionamento administrativo e regulamenta sistema de trabalho Home Office para evitar aglomerações.

Clique na imagem para ampliar :)

A partir de segunda-feira (06) as reuniões plenárias realizadas na Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, passam a contar com sistema de deliberação remota. Com a aprovação da Resolução 037/2020 que entra em vigor nesta sexta-feira (03), os vereadores que compõem o grupo de risco de contaminação do novo Coronavírus, poderão participar das sessões de suas residências.

Por meio de videoconferência os parlamentares poderão discursar e declarar seus votos sobre as matérias que tramitam na Casa de Leis. A medida tem por objetivo evitar a aglomeração em plenário nos dias de reunião, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e órgãos de Saúde do Brasil, quanto ao isolamento social, fator primordial para a não disseminação do novo Coronavírus.

Além das plenárias em sistema remoto, assessores de vereadores e funcionários produzirão seus trabalhos de casa. A Câmara Municipal terá horário de funcionamento reduzido.

- “Primeiramente buscamos afastar todos os funcionários do grupo de risco, dispensando estes do trabalho in loco, tendo como alternativa o trabalho na modalidade Home Office. Os assessores passam a produzir direto de suas residências. Já as sessões serão presididas por mim em plenário, com auxílio do secretário e com o mínimo de presença física dos demais vereadores, que poderão participar de casa por videoconferência”, explica o presidente Toninho da Saúde (DEM).

Ainda de acordo com o presidente, a decisão de retorno dos trabalhos segue todos os protocolos de cuidados para a não disseminação do novo Coronavírus, e tem por objetivo dar voz aos parlamentares e a população nas demandas relacionadas ao tema que afeta o mundo.

- “Como representantes públicos devemos acompanhar as ações que estão sendo executadas no combate ao Covid-19 e levar ao Executivo as demandas apresentadas pela população sobre esta pauta e tantas outras que continuam a fazer parte do nosso dia a dia. Na Câmara vamos seguir todos os protocolos de higiene para a saúde de funcionários e parlamentares. Disponibilizamos álcool em gel nos setores, máscaras, luvas e pelo menos duas vezes ao dia é realizado processo de desinfecção dos acessos ao prédio principal e anexo da Câmara, utilizando solução de hipoclorito de sódio”, disse.

CÂMARA FUNCIONARÁ EM HORÁRIO REDUZIDO

A partir desta sexta-feira (03), a Casa Legislativa funcionará com equipe reduzida. Nas terças, quartas e sextas, o horário de funcionamento será das 8 às 13h.

Já nas segundas e quintas-feiras, das 11 às 17h, dias em que ocorrem as sessões plenárias, as quais não serão abertas ao público, que poderá acompanhar de casa, através da transmissão em tempo real pelo canal da Câmara no Youtube, podendo ser acessado através do seguinte endereço: www.youtube.com/camaramacabu