Câmara Macabu realiza audiência pública com o tema “Enfretamento à Violência contra as Mulheres”

Evento acontece nesta quinta-feira, (23/11), a partir das 09:00 horas no auditório da Casa Legislativa.

Clique na imagem para ampliar.

Sugerida pela vereadora Nathália Braga (PSDB), a Câmara Municipal de Conceição de Macabu realiza nesta quinta-feira, (23/11), a partir das 09:00 horas no auditório da Casa Legislativa, audiência pública com o tema “Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”.

Comandado pelos membros da Comissão Permanente de Defesa da Mulher, o debate vai discorrer sobre os diferentes tipos de agressões sofridas pelas mulheres e tem o objetivo de despertar nas vítimas de violência a necessidade da denúncia e, nas autoridades, a necessidade da proteção pós-denúncia.

Para a vereadora, é necessário fomentar a reflexão, cobrar providências e conscientizar a sociedade sobre a não violência; além de debater os avanços e desafios da Lei Maria da Penha. “A violência contra a mulher causa sofrimento, medo, constrangimento e afeta a vida pessoal e profissional de toda família”, avalia Nathália.

Na oportunidade será apresentada a população dois importantes projetos de lei, aprovados pelo plenário da Câmara de Vereadores, um deles de autoria da vereadora Nathália Braga que institui a data de 13 de setembro como Dia Municipal de Mobilização pelo fim da violência contra a Mulher, conhecido popularmente como “Lei Dandara”, em referência a jovem macabuense, prima da vereadora, que foi brutalmente assassinada pelo ex-namorado.

Outro projeto apresentado será o de autoria do vereador Paulo Henrique (PR), que trata sobre a inclusão do tema “Violência contra a Mulher” no currículo escolar das unidades públicas e particulares de ensino de Conceição de Macabu. O objetivo do projeto é que as unidades de ensino incluam nos seus componentes curriculares, palestras e conteúdo programático de informação e orientação sobre prevenção e combate à violência.

A audiência contará com a participação de várias autoridades ligadas diretamente à questão, movimento de mulheres e de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que serão responsáveis pela palestra sobre o tema e apresentação de números sobre a violência contra as mulheres na cidade.