Câmara Macabu realizou sessão solene pelo Dia da Independência

Antecipando as comemorações pelo Dia da Independência do Brasil, a Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, realizou sessão solene em alusão a data, na noite da última quarta-feira (06/09).

Compuseram a mesa da solenidade, presidida pelo vereador Marco Antônio (Toninho da Saúde), os vereadores Barcelos Resina; José Messias; André Luiz de Sousa Fernandes; Sandro Daumas; Valmir Lessa; Dr. Fernando; Paulo Henrique; Carlos Augusto (Guta); a vereadora Nathália Braga; o prefeito do município, Cláudio Linhares; o vice-prefeito Hélio Guehard, além do prefeito da cidade vizinha de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Casa Legislativa falou sobre a importância da data, diante do atual cenário de crise política e moral que atravessa o país.

- “O sete de setembro é uma data de festa e que precisa ser comemorada, mesmo diante da maior crise política, moral e ética pela qual passa o nosso país. Vivemos uma crise de legitimidade do modelo político, por não corresponder às necessidades de participação e de mudança da sociedade civil; vivemos uma crise de representatividade e que a data da independência nos leva a uma reflexão. O Brasil necessita nos atuais tempos, passar por um novo ato de independência, um novo grito, desta vez não o do Ipiranga, mas sim um grito de liberdade contra a corrupção, contra a falta de ética e moral que assola o nosso país”, destaca Marco Antônio (Toninho da Saúde).

A noite também foi marcada pela entrega de honrarias a 21 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município de Conceição de Macabu e lutam pela garantia de direitos à população.

Na oportunidade foram entregues 10 Títulos de Cidadania Macabuense; seis Títulos de Honra ao Mérito e concedidas cinco Moções de Aplausos, honrarias propostas pelos 11 vereadores que compõem a atual legislatura, aprovadas por unanimidade nas reuniões ordinárias dos meses de agosto e setembro.

Passam a ser considerados conterrâneos com o recebimento do Título de Cidadania,  Rogério Braz Silverio, natural da cidade de São Sebastião do Alto, servidor público desde 1982 na agência dos Correios em Macabu; Teresinha de Jesus Medeiros, natural da cidade do Rio de Janeiro, reside em Macabu desde 1953; Adelcy Bersot Lopes, nascido no município vizinho de Santa Maria Madalena, casou-se com uma macabuense, trabalhou por 20 anos na extinta Usina Victor Sence, reside na cidade desde 1984; Cenira de Souza Miranda, natural de São João da Barra é mãe do vereador Barcelos Resina, reside em Macabu há 10 anos, onde exerce atividades comerciais; Velci da Silva Barbosa, popularmente conhecido como Léo do Açai, nascido na cidade de Santa Maria Madalena, empresário no comércio local desde 2009, gera emprego e renda a famílias macabuenses; Jorge Ribeiro da Silva, natural da Campos dos Goytacazes, reside em Macabu desde 1981, exercendo atividades no comércio varejista; Josemar Milen Junior, nascido em Nova Friburgo - Região Serrana do Estado, está em Macabu desde 2009, prestando serviços na área da fisioterapia e acupuntura; Rafael Alves de Oliveira, natural de Nova Iguaçu, prestou apoio aos macabuenses a frente da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara dos Deputados em Brasília; Leny Melo Florido, natural do Rio de Janeiro, casou-se com o saudoso macabuense Dilermano dos Santos Florido, contribuindo no desenvolvimento local no comércio varejista há 12 anos; Aurora Dias da Silva, reside em Macabu há 60 anos, onde constituiu família e prestou serviços voluntários como enfermeira, ao lado do saudoso Dr. José Bonifácio Tassara.

Outros três cidadãos, uma organização e a atual administração pública do município receberam Moção de Aplausos pelas importantes contribuições para Conceição de Macabu. Augusto César Matos Lugon, irmão do ex-vereador José Lugon, foi homenageado pela sua contribuição na geração de empregos aos macabuenses como gerente da empresa offshore SmartCoat, sediada em Macaé;  Walney da Silva Carvalho, nascido em Nova Iguaçu, está como deputado federal em sua segunda legislatura, período em que já destinou cerca de 800 mil reais em emendas parlamentares para Conceição Macabu, para investimentos nas áreas da saúde e infraestrutura; Representantes do Bloco de Embalo Turma do Funil, fundado no ano de 2002 em Macabu, receberam Moção pelo destaque do bloco em sua função social no apoio a instituições filantrópicas sediadas no município; Nelson Roberto Gomes Rubinho, pelo seu empreendedorismo no ramo de laticínios e sua contribuição no fortalecimento da economia local. A atual gestão do Poder Executivo local também recebeu Moção de Aplausos, extensiva a todo o secretariado pelo excelente trabalho prestado aos macabuenses nas mais diversas políticas públicas.

Fechando a noite de homenagens, cinco personalidades receberam Título de Honra ao Mérito. Jalmeir Pires Vianna, cidadão macabuense, médico graduado pela Escola da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro, pela seu importante histórico como cidadão da terra; Mery Aparecida Leite, pela sua importante contribuição como servidora pública na função de técnica de laboratório do Hospital Municipal Ana Moreira, desde 1986; Jorge Vitório de Souza Oliveira, pela sua importante atuação como servidor público na função de motorista, desde 1986 transportando paciente do Sistema Único de Saúde (SUS); Sebastião Pinho Corrêa; pelo seu destaque como servidor do Estado e Diretor do CICAPD Rego Barros há cerca de oito anos; Lucas dos Santos Machado e Daniel Ignácio, pelas seus relevantes serviços prestados a educação e a cultura no município de Conceição de Macabu.


error while rendering plone.comments