Câmara Macabu recebe visita de alunos da rede municipal de ensino

A Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu recebeu nesta quinta-feira (22/03) cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino do Município. Os estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, matriculados na recém-inaugurada Escola Municipal Almerinda de Matos Henrique, localizada no bairro Piteira, conheceram de perto o funcionamento do processo legislativo, as funções dos vereadores como representantes da população, e ainda puderam expor as dificuldades enfrentadas nos bairros que residem.

Acompanhados de professoras e da diretora da unidade escolar, Andréa Mérida Bersot, a visita dos alunos a sede do Poder Legislativo faz parte do projeto pedagógico “Conhecendo minha Cidade” que tem como principal objetivo aproximar os alunos do poder público e reconhecer as funções de cada representação.

- “Neste semestre os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental estão tendo a oportunidade de não somente conhecer a Câmara de Vereadores e suas funções, assim como as funções da Prefeitura no atendimento as demandas da população. Através deste projeto quebramos as velhas e novas barreiras que afastam representantes de representados”, explica a Diretora.

Na oportunidade o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio Oliveira da Silva (Toninho da Saúde) acompanhado do vice-presidente Barcelos Resina e dos vereadores André Fisioterapeuta e Valmir Lessa, explicou sobre o funcionamento da Câmara Municipal e as principais funções dos vereadores como representantes públicos.

- “Primeiramente parabenizamos a Diretora e todo corpo pedagógico pelo projeto desenvolvido. Trata-se de um investimento em longo prazo, onde no futuro teremos cidadãos e eleitores conscientes do papel de cada esfera de poder. Nesta visita tivemos a oportunidade de explicar as reais funções dos vereadores, pormenorizando as três principais: fiscalizar, legislar e indicar”, disse o presidente Toninho da Saúde.

Para o vereador Barcelos Resina, a aproximação dos estudantes ao Poder Legislativo, representa de forma gradativa a mudança por qual passará o país nos próximos tempos. “Esta é a oportunidade de construirmos um novo país e uma nova cidade, e este primeiro passo começa com as futuras gerações”, disse.

Por fim, através de uma linguagem pedagógica, o vereador André Fisioterapeuta conscientizou os alunos sobre as reais funções de um vereador. “É muito importante que eles saibam que o vereador não tem a função de construir uma quadra, de limpar uma rua, de trocar lâmpada, por exemplo, cabe a ele solicitar a Prefeitura para que realize essas funções. O vereador é o mediador das demandas das comunidades com o poder público”, finaliza.