DIA DA ÁRVORE
o Dia da Árvore, data comemorada em todos país, decidimos fazer uma singela homenagem a uma espécie que possivelmente deu origem ao nome de nosso município. A macaúba, comumente encontrada por aqui, inclusive com exemplares na Praça Dr. José Bonifácio Tassara.
Segundo essa hipótese, por sinal a mais difundida, Macabu é uma palavra de origem indígena que significa “fruto da palmeira doce”, e, pronunciado originalmente "mak’a’bium". Quanto a denominação da palmeira, dependendo da região, era chamada de macaíba, macaúba, macaubeira, coco de urubu ou coco de catarro.
Segundo o velho e bom Dicionário Aurélio:
Macaúba
S. m. Bras. N. a L. Bot.
1. Espique ornamental, da família das palmáceas (Acrocomia sclerocarpa), de fruto drupáceo, comestível, amarelo-pálido, de aroma agradável, flores monóicas, suavemente aromáticas e amareladas; coco-baboso, coco-de-espinho, coco-macaúba, macajuba, macaibeira, macaúba, macajá, macaíba, mucajá, mocajá, bocaiúva.
[Pl.: cocos-de-catarro.]
Antenor Nascentes, no seu Dicionário Etimológico, diz que Macabu é uma palavra derivada da palmeira macaubeira (esse é o nome corretamente aportuguesado), e que significava o fruto dessa.
Essa é a versão que todos conhecemos, é uma versão bonita, que nos relaciona aos índios (grandes usuários das folhas e frutos dessa palmeira), que nos deixa mais em contato com um mundo bem ancestral, natural.
Mas há outras versões.
Fonte: ABC de Macabu, 2ª Edição, página 148, disponível em https://issuu.com/marcelo15002/docs/abc_de_macabu