Executivo veta Projeto de Lei que considera atividades religiosas como serviço essencial, em Macabu

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu recebeu nesta quinta-feira, 06, o Ofício N° 161/2021, do Prefeito Valmir Lessa, vetando o Projeto de Lei (PL) N° 28/2021, que considera as atividades religiosas como serviço essencial no município.
No dia 19 de abril, os vereadores aprovaram por unanimidade o PL em questão e aguardavam a aprovação do chefe do executivo. O referido veto surpreendeu os edis macabuenses, uma vez que o executivo considerou essencial, por exemplo, exercícios físicos em academias (equiparando).
"O trabalho das igrejas e templos deve ser considerado essencial porque presta um serviço de apoio espiritual a toda pessoa que esteja aflita, doente ou necessitando de quaisquer outros auxílios. No momento em que alguém adentra o templo pedindo socorro, sempre encontra um pastor/padre/espiritualista disponível para ouvi-la e acalmá-la, ministrando uma palavra de fé. Espero que o prefeito escute esse Casa, a população e as associações, antes de elaborar os próximos decretos. A Câmara fiscaliza, mas também sugere soluções para os problemas do município", disse o presidente.
Vale ressaltar que muitos municípios vizinhos já sancionaram Leis relacionadas ao assunto. Campos dos Goytacazes, por exemplo, sancionou a Lei, em março deste ano, com as mesmas restrições propostas pelo Projeto de Lei da Casa: medidas sanitárias como ocupação limitada dos assentos, distanciamento social, aferição da temperatura na entrada e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
"Representando meus amigos pastores de Conceição de Macabu, peço aos vereadores que derrubem o veto do prefeito. Não tiremos Deus da história de Macabu, não tiremos Deus da história da Câmara. Nós, pastores, trabalhamos nas igrejas hoje não apenas como fim religioso, mas como instituição terapêutica. Macabu clama para que esse veto seja derrubado", concluiu Pastor Edmilson Lemos, da Igreja Batista Serramar.