Parlamentares buscam apoio de representantes do Estado em defesa do Rego Barros

Reunião com deputados estaduais aconteceu na última quinta-feira, 04/05.
Parlamentares buscam apoio de representantes do Estado em defesa do Rego Barros

Vereadores ao lado do deputado estadual Gill Vianna.

Membros da comissão permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, vereadores Valmir Lessa, José Messias e Paulo Henrique, além dos vereadores Toninho da Saúde, Barcelos Resina, André Fisioterapeuta e vereadora Nathália Braga, estiveram reunidos na última quinta-feira, 04/05, com os deputados estaduais, André Lazaroni, Bruno Dauaire e Gill Vianna, em busca de apoio ao Centro Integrado de Atendimento a Pessoa com Deficiência (CICAPD) Rego Barros, que passa por sérias dificuldades, agravadas com a crise financeira em que está mergulhada o Governo Estadual.

No encontro os vereadores entregaram em mãos dos representantes estaduais, ofício formalizando pedido de fiscalização do Governo do Estado pela falta de atendimento ao Rego Barros, que há anos não recebe recursos para aquisição de medicamentos e de produtos alimentícios, expondo a condições sub-humana os 91 homens com deficiência motora e psicológica, atendidos pela unidade.

No último dia 28/04, o presidente da Câmara Municipal, Toninho da Saúde, acompanhado de uma comitiva de parlamentares, visitou o Rego Barros para conhecer de perto as dificuldades enfrentadas por funcionários e internos. Durante visita os vereadores registraram imagens da precariedade do Centro Integrado, que vão além da falta de alimentos e medicamentos. A estrutura do prédio principal e das alas colocam em risco a integridade dos internos. Ferrugem, mofo e infiltração estão por todas as partes, nos banheiros faltam sanitários, forros deteriorados com o tempo ameaçam desabar.

As fortes imagens registradas durante visita, foram apresentadas aos deputados estaduais, que se sensibilizaram com as dificuldades enfrentadas e se prontificaram em cobrar do Estado ações imediatas no atendimento a unidade.

O deputado André Lazaroni, que atualmente responde pela secretaria estadual de Cultura, se prontificou em realizar eventos culturais na capital e até mesmo no município de Conceição de Macabu, revertendo doações em prol dos internos do Rego Barros. Já os deputados Bruno Dauaire e Gill Vianna, levarão as demandas as reuniões plenárias da Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ), em busca de apoio dos demais deputados, na cobrança e fiscalização do Governo no atendimento aos CICAPDs implantados em todo o Estado.