Parlamentares se unem na luta por implantação de linha intermunicipal entre Conceição de Macabu x Quissamã

Vereadores macabuenses e quissamaenses na luta pelo transporte público intermunicipal

Vereadores das Câmaras Municipais de Conceição de Macabu e Quissamã e representante do Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Quissamã) se reuniram na tarde da última segunda-feira (29) para unir forças em prol da implantação de uma linha intermunicipal, objetivando o transporte coletivo de passageiros entre as duas cidades.

Atualmente o cidadão que precisa se deslocar de Conceição de Macabu a Quissamã, ou vice versa, realiza um percurso de 102 km, uma vez necessário à baldeação na cidade de Macaé. Com a criação de uma linha de ônibus interligando os dois municípios, a distância será reduzida para cerca de 50 km, o que beneficiária dezenas de trabalhadores e estudantes, em especial aqueles matriculados no Campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Quissamã.

Com as atuais dificuldades de locomoção de alunos, a representante do IFF Quissamã sinalizou durante reunião, o alto número de evasão de alunos de origem do município de Conceição de Macabu nos cursos oferecidos no Campus.

- “A cada dia é maior o número de estudantes que abandonam os cursos por conta da dificuldade de locomoção ou mesmo o alto valor pago neste processo de baldeação até a cidade de Macaé. Quem perde não são apenas os alunos, mas ambos os municípios que deixam de formar mão de obra qualificada, que no futuro poderia contribuir para o desenvolvimento das cidades”, afirma Helyene Silva, assistente social e representante do IFF Quissamã.

Durante o encontro dos parlamentares na sede da Câmara Macabu, ficou acordado a união entre os poderes executivo e legislativo de cada cidade, o que garantirá mais força a causa. Por meio de um documento único a ser assinado pelos representantes dos poderes locais, será solicitada ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (DETRO-RJ) a criação da linha de ônibus interligando as duas cidades.

- “Já fomos sinalizados pelo vereador Sandro Daumas, através de sua influência com o deputado federal Hugo Leal, que o DETRO aguarda apenas a formalização de documento assinado pelos dois municípios, para implantação da linha intermunicipal, que sem dúvidas será uma grande conquista para ambas as cidade e também para toda região”, explica o presidente do Legislativo macabuense, vereador Toninho da Saúde (DEM).

Participaram do encontro o presidente da Câmara Quissamã, Luciano Pessanha e os vereadores Carlos Alberto de Souza Leite, Leone Cordeiro, Cássio Marins Reis, Luiz Carlos Cordeiro dos Reis e Alexandre de Souza Santos. Representando o Poder Legislativo macabuense, participaram da reunião o presidente Toninho da Saúde e os vereadores Paulo Henrique (PH), Dr. Fernando, Valmir Lessa, Sandro Daumas, Nathália Braga, além do procurador geral da Câmara, Jader Gomes.