Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, participa de Audiência Pública pela instalação de Complexo Portuário que beneficiará o Município.

O investimento trará desenvolvimento tecnológico, econômico e ainda em favor do Agronegócio.

No dia de ontem (31) Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz Silva Andrade (Dhal), representou Conceição de Macabu da Audiência Pública acerca do Projeto de Lei que declara de utilidade pública o Complexo Portuário Itaporto Offshore e Alfandegário de Carapebus, desenvolvido pela OSCIP ANDRENNERJ.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Campos dos Goytacases e reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil, onde foi apresentado e discutido o projeto.

O Complexo Portuário Itaporto Offshore e Alfandegário Carapebus é um projeto da OSCIP-ADRENNERJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Carapebus, que por sua vez está situada no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro fazendo divisa com o município de Macaé/RJ. O Itaporto Carapebus é uma estrutura portuária que será construída em parceria com a iniciativa privada brasileira e internacional, e que, durante e após a sua fase de construção, gerará uma parcela significativa de empregos diretos e indiretos, tão sonhados e desejados pelos munícipes que residem nas cidades que formam o norte do Estado do Rio de Janeiro.

Logo no início da apresentação do projeto, foram citados os municípios que serão beneficiados com o porto, sendo primeiramente citado, o Município de Conceição de Macabu. Segundo Alberto Coutinho, presidente da ADRENNERJ, o complexo portuário, funcionará como um Hub Port (Porto Concentrador), que trará investimentos e desenvolvimento à nossa cidade. “Em Conceição de Macabu, tal investimento irá tirar a cidade do isolamento econômico e logístico. Iremos construir uma estrada ligado a Zona da Mata Mineira ao Município e vamos construir lá, a Retro Área Avançada de Ciência e Tecnologia, voltada para o agronegócio. Afirmou o presidente da ADRENNERJ.

“Vejo esse Projeto como uma grande oportunidade para os trabalhadores macabuenses. Nossa economia sempre girou entorno do setor offshore, onde Macabu, em contra partida, exporta a anos mão de obra qualificada, além de também trazer investimentos para o setor agrícola. Em meio à crise em que o país atravessa, em especial neste período de pandemia, o Complexo Portuário Itaporto, chegará como uma alternativa para a economia de toda Região e tenho certeza de que abrirá portas de empregos para os macabuenses.” Concluiu o Presidente Dhal.

A critério de curiosidade, a Agência de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – ADRENNERJ, é uma entidade do 3º setor, fundada em 24 de novembro de 2006 e qualificada pelo Governo Brasileiro como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, através do Ministério da Justiça, e que tem como objetivo, criar e desenvolver projetos que atenda a sociedade como um todo, com a visão e a missão de promover o desenvolvimento integrado do Brasil com sustentabilidade, e responsabilidade social.