Presidente Toninho da Saúde anuncia investimentos para a Câmara Macabu

Clique na imagem para ampliar :)

Em seu quarto mandato, eleito presidente para a Legislatura 2017-2020, o vereador Marco Antonio, popular Toninho da Saúde (DEM) tem ganhado destaque em suas ações como gestor da Câmara Macabu, em investimentos, modernização e valorização dos servidores públicos do órgão.

No inicio de setembro o presidente anunciou em plenário novos investimentos para a Câmara Municipal, desta vez contemplando a aquisição de um veículo zero quilômetro, equipamentos de informática e de mobiliários.

- “Atualmente a Câmara dispõe de dois veículos, sendo um adquirido em 2010 e outro doado pela Alerj. A aquisição de um novo carro permitirá mais segurança e conforto aos vereadores e funcionários em suas atividades laborais. Neste semestre também investimos em novos equipamentos de informática, uma vez que muitos se encontram obsoletos. Outra possibilidade foi à aquisição de novos mobiliários, onde utilizamos recurso financeiro oriundo de lance ofertado pelo banco Itaú, para prestação de serviço de gerenciamento da folha de pagamento dos servidores da Câmara”, explica.

Desde o inicio da sua gestão, Toninho da Saúde tem construído um legado de valorização dos funcionários e servidores da Câmara Macabu. Em apenas três anos, o vale alimentação subiu de R$ 300,00 para R$ 600,00, somente no exercício de 2019 os servidores efetivos foram contemplados com 6% de aumento do salário base, sendo previsto novo aumento para o exercício de 2020.

- “O crescimento da receita do Município tem gerado aumento de repasses financeiros para a Câmara Municipal, o que nos possibilita investir em estrutura e valorização dos funcionários. Nossa pretensão é propor um novo aumento salarial em 2020 para os servidores efetivos, fechando com chave de ouro nosso papel à frente da gestão da Casa de Leis”, acredita.

MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO

Entre os investimentos realizados ao longo dos últimos três anos, a modernização do Processo Legislativo tem sido um dos grandes destaques, permitindo maior transparência das ações do Poder Legislativo.

Neste aspecto, a Câmara Macabu implantou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) software online e aberto a todos os vereadores, funcionários e população. Através do sistema, qualquer cidadão pode acompanhar em tempo real as matérias legislativas que tramitam na Câmara Macabu, tais como Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações, entre outros.

Segundo o servidor responsável pela implantação do sistema, a modernização do Processo Legislativo mudou toda a rotina de funcionamento da Secretaria Legislativa, permitindo maior agilidade e eficiência nos trabalhos realizados.

- “Ao longo de 60 anos a Casa Legislativa foi se aperfeiçoando conforme o lançamento das novas tecnologias, entretanto ainda não permitindo um acesso mais próximo (online) por parte dos vereadores, assessores, funcionários e população, as tramitações das matérias que de certo modo afetam a vida da população macabuense. Desde 2017 o SAPL representa muito mais que um ar de modernidade, permite que o cidadão conheça os projetos que passam pela Câmara, as Leis do município, o histórico de trabalho dos vereadores, enfim, serve como ferramenta de exercício da cidadania” disse Pedro Folly, servidor da Prefeitura, cedido ao Poder Legislativo.