Presidente Toninho da Saúde presta contas da gestão da Casa Legislativa

por Câmara Macabu publicado 17/12/2020 19h18, última modificação 17/12/2020 19h18

Eleito para o quinto mandato consecutivo, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Marco Antonio, popular Toninho da Saúde, encerra sua gestão da Casa de Leis com chave de ouro, com todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ).

A primeira eleição como presidente em 2017, muito questionada por parlamentares da base do então prefeito Cláudio Linhares, ganhou destaque já nos primeiros meses, com formação de uma mesa diretora forte e equipe técnica de servidores à frente de importantes setores administrativos.

Nos primeiros meses os resultados puderam ser observados internamente na condução do processo legislativo, onde por meio de convênio com a Intelegis, vinculada ao Senado Federal, o presidente celebrou convênio para implantação de sistemas, objetivando a modernização de todo o setor Legislativo, com a implantação de novo site, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), além da implantação da transmissão das sessões ordinárias em tempo real pelo canal da Câmara no YouTube.

No âmbito administrativo, Toninho fez valer o direito dos servidores aprovados em concurso realizado em 2014, iniciando as convocações já no início de 2017. Desde então a Casa de Leis ganhou reforço de quatro novos servidores, sendo prevista a chegada de mais cinco, aprovados no Concurso Público de 2019.

Como forma de valorizar os servidores da Casa, Toninho junto à mesa diretora reajustou o vale alimentação de R$ 360,00 para R$ 800,00 nos últimos três anos. Outra demanda muito cobrada pelos parlamentares, era a defasagem salarial dos assessores. Posto em votação a reforma administrativa, aprovada por todos os vereadores, os salários foram reajustados para R$ 1.750,00, que somado ao vale alimentação chega a R$ 2.550,00 bruto.

Além da politica de valorização do servidor, também foram aplicados recursos na aquisição de novos equipamentos de informática, de escritório e aquisição de um veículo zero quilômetro para atendimento aos parlamentares e setores administrativos.

- “Nossa gestão foi muito criticada, pois se torcia por um colapso no Legislativo, o que não ocorreu. Formamos uma excelente mesa diretora e uma equipe administrativa altamente técnica, que hoje é referência. Nossa Procuradoria, na pessoa do Dr. Jader, mostrou que é possível sim ter um procurador a disposição dos interesses da Casa, dos vereadores e do Município, estando disponível todos os dias. No âmbito administrativo meus agradecimentos a todos os servidores efetivos e aos comissionados, que muito contribuíram para o pleno funcionamento da Câmara”, disse Toninho.

O presidente que assume seu quinto mandato em primeiro de janeiro, já anunciou que irá apresentar uma nova chapa para disputar a presidência para o biênio de 2021-2022.

- “Vamos nos colocar mais uma vez a disposição da Casa de Leis, por entender que até aqui cumprimos muito bem nossa missão. Tenho certeza que mais uma vez nossa mesa será fortalecida com representantes que desejam uma Câmara forte, atuante e que funcione administrativamente”, conclui.