Representantes do Poder Legislativo de Macabu participaram de audiência pública sobre o aumento da violência na região

Evento aconteceu na última segunda-feira (05), no anfiteatro da prefeitura de Quissamã

Sociedade civil organizada, autoridades da área de segurança e representantes públicos, participaram na tarde da última segunda-feira (05), da audiência pública com o tema “Aumento da violência no município de Quissamã”, promovida pela Prefeitura da cidade em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

Representantes do Poder Legislativo de Conceição de Macabu e de outras cidades das regiões da baixada litorânea, norte e noroeste do Estado, marcaram presença no evento, permitindo que o tema da audiência fosse discutido de forma ampla, inserindo nos debates o aumento da violência não apenas no município de Quissamã, mas em todas as cidades abrangidas pelo 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Na mesa de trabalhos, o comandante do 32º BPM, Marco Aurélio Vollmer, apresentou números das ações do Batalhão, dados que alertam para o crescimento da criminalidade nos últimos três anos entre jovens envolvidos com o tráfico de drogas em Quissamã e toda região.

Ainda na oportunidade, o comandante admitiu que a segurança pública é deficiente na região devido à falta de recursos, destacou as parcerias com os Municípios no combate a violência. “A violência começa em casa, se estende as escolas e ganha às ruas. As parcerias são importantes para manter os índices de criminalidade sob controle, já que não é possível zerar os números”, disse.

Para a anfitriã do evento, Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã, o pontapé para o combate a violência só é possível por meio de parcerias feitas pelos Municípios com órgãos de segurança e a otimização de infraestruturas existentes, como Guarda Municipal e Conselho de Segurança.

- “Sabemos que a queda na arrecadação e o desemprego na área de petróleo impactaram no crescimento da violência; a exclusão, a suspensão de programas sociais e a ausência de políticas públicas nos últimos. Como prevenção, na cidade de Quissamã retomamos os programas sociais, estamos trazendo o Senai com 12 cursos e licitando um programa de monitoramento para toda a cidade, além de trazer à família para a escola”, ressaltou.

A presidente da Comissão de Segurança Pública e de Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Martha Rocha, disse que segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. “Os Municípios também devem dar sua contribuição. Seja através da Guarda Municipal que tem a obrigação hoje por lei federal de defender o cidadão e não apenas o prédio municipal, seja através de ações públicas de fortalecimento da juventude, de uma escola de qualidade, de programas de esportes e de geração de trabalho e renda que vão garantir uma cidade segura”, pontuou.

O presidente do Poder Legislativo de Conceição de Macabu, Marco Antonio (Toninho), destacou a importância do investimento em políticas públicas voltadas aos jovens.

- “O primeiro passo é fazer o dever de casa, é preciso que os governos municipais invistam em prevenção, e isso só é possível com investimentos em programas sociais voltados aos jovens. O que falta é oportunidade, reconhecimento de identidade e formação de futuros cidadãos comprometidos com o bem comum. A sociedade se espanta com as consequências, mas esquece das ações que levam um jovem, por exemplo, cometer um delito. Certamente faltou oportunidade para este jovem, faltou uma base tanto de casa, como da sociedade e do Estado, representados por todos nós”, finaliza.

Participaram ainda da audiência pública, os vereadores Barcelos Resina, André Fisioterapeuta, a vereadora Nathália Braga e o procurador geral da Câmara de Macabu, Jader Gomes, além de representantes da Comarca de Carapebus/Quissamã, Defensoria da Comarca, Ministério Público, 130 DP, 6º Comando de Policiamento de Área, presidentes e vereadores das Câmaras de Quissamã, Macaé, Carapebus e São João da Barra, entre outros, secretários e coordenadores municipais.