Vereador Barcelos Resina indica aumento de vida útil dos táxis em Macabu

Proposta foi apresentada em plenário no último dia 10/08. Indicação segue para o Poder Executivo.

O vereador Barcelos Resina (PPL), indicou a prefeitura, no último dia 10/08, alteração do tempo de vida útil dos táxis licenciados no município de Conceição de Macabu. Atualmente as regras definidas pelo decreto municipal nº 074/2014, estabelece um prazo de 10 anos de vida útil dos veículos utilizados para o transporte de passageiros na cidade.

Na indicação legislativa nº 054/2017, o parlamentar sugere a prefeitura estender para até mais dois anos o atual prazo, de acordo com a data de fabricação do automóvel.

Considerando a atual situação econômica que atravessa o país, que tem reflexo direto na economia local, principalmente para empregadores e trabalhadores, o vereador justifica a proposição.

- “A grave crise econômica que enfrenta o país, reflete diretamente na economia da nossa cidade. Com menos dinheiro no bolso, a população acaba deixando de adquirir bens e utilizar serviços como o de táxi, por exemplo. Transportes alternativos, como a bicicleta e a tradicional carona são opções de muitas pessoas para economizar os gastos”, explica Barcelos Resina.

Ainda segundo o parlamentar, os veículos utilizados para o serviço de transporte de passageiros no município possuem quilometragem média inferior a municípios com maior número de habitantes, resultado do pequeno número de corridas efetuadas, o que também justifica o aumento de vida útil dos veículos, considerando o perfeito estado de manutenção das frotas.

Por meio do decreto municipal 117/2017, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22/08), o prefeito Cláudio Linhares atendeu a indicação do parlamentar. A partir desta data, o taxista que desejar prorrogar o prazo de vida útil do veículo de 10 para 12 anos, a partir da data de fabricação, deverá requerer o pedido junto a secretaria municipal de Fazenda.