Vereador Paulo Henrique solicita fiscalização do DETRO para garantir acesso ao transporte escolar por alunos da Rede Estadual

Clique na imagem para ampliar :)

Em mais um ato em defesa da Educação, o vereador Paulo Henrique (PH – PR) que também é vice-presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor (CDC) da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, solicitou ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (DETRO/RJ) fiscalização sobre o acesso ao transporte escolar por alunos da Rede Estadual de Ensino, que utilizam a linha intermunicipal que liga Macabu à cidade vizinha de Macaé ou vice-versa, em especial no trecho entre a região central e o bairro do Curato de Santa Catarina.

- “Há cerca de duas semanas os alunos da Rede Estadual estão tendo dificuldades no embarque nos coletivos da empresa Transportadora Macabu, que opera a linha que liga Conceição de Macabu a Macaé, ou seja, estão sendo cerceados do direito de acesso ao transporte escolar, garantido por Lei. O que desejamos é que a Lei seja cumprida e os alunos não sejam prejudicados”, explica o parlamentar.

Alvo de inúmeras reclamações nas redes sociais, a medida tomada pela única empresa que opera a linha, não permitindo o embarque dos alunos nos coletivos, gerou revolta por parte de pais e responsáveis pelos alunos, que cobraram à Câmara solução para o problema.

- “Sabemos que não é de competência da Câmara solucionar o problema, mas como representantes do povo, nossa missão é buscar apoio dos órgãos competentes em nível de governo estadual para sanar esta dificuldade. É inadmissível ver a empresa Transportadora Macabu acionar a força policial para conter pais e alunos que lutam por um direito básico, o transporte escolar, isso apenas demonstra a falta de compromisso social da empresa e não cumprimento das obrigações assumidas no ato de concessão do transporte intermunicipal” destaca Paulo Henrique.

Em um discurso acalorado realizado durante sessão plenária nesta segunda-feira (25) o parlamentar disse que não medirá esforços para garantir que os alunos tenham acesso ao transporte escolar, uma vez que estes dependem da empresa Rio Card para emissão da Carteira Estudantil, que garante acesso dos alunos aos coletivos intermunicipais.

- “Oficiamos o DETRO/RJ quanto a esta dificuldade da emissão do Rio Card Estudantil, mas principalmente cobramos fiscalização da Transportadora Macabu, que por sua vez tem sido injusta não somente com os alunos, mas com toda sociedade, ao cercear gerações futuras do acesso à educação, ao não permitir o embarque em seus coletivos”, disse.