Vereador Sandro Daumas conquista 300 mil reais do Governo Federal para o Asilo Santo Antônio

Clique na imagem para ampliar :)

Foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (20) em reunião extraordinária realizada na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Projeto de Lei 001/2020 que abre crédito suplementar no valor de 300 mil reais a ser transferido para o Fundo Municipal de Assistência Social.

O recurso obtido pelo vereador Sandro Daumas (PSL) junto ao deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) terá como beneficiário o Asilo Santo Antônio, instituição filantrópica que recebe dezenas de idosos que não dispõem de condições para permanecer no seio familiar, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados, rompidos ou em situação de negligência.

De acordo com o vereador, a modalidade de repasse do recurso será por meio de transferência do Fundo Nacional para o Fundo Municipal, cabendo à Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (SEMPDS) realizar a transferência do valor para o Asilo, que atualmente possui convênio com o Município.

- “Como a Prefeitura não oferta o serviço de acolhimento de idosos, o que chamamos de atendimento de média e alta complexidade, foi pactuado um convênio com o Asilo Santo Antônio que há anos presta um serviço humanitário aos idosos macabuenses. Por entender o grau de importância e as dificuldades enfrentadas pelo Asilo, solicitamos o recurso por meio de emenda parlamentar, prontamente disponibilizada pelo deputado Hugo Leal”, explica.

O vereador explicou ainda que o recurso poderá ser aplicado na aquisição de equipamentos para o Asilo. “Atualmente a instituição carece de uma lavanderia que atenda de fato o grande volume de roupas pessoais e de cama dos idosos. Estive com a equipe gestora e a meta é que parte dos recursos seja destinada a aquisição de novos equipamentos para a lavanderia”.

Sobre a importância da sociedade civil organizada no funcionamento do Asilo Santo Antônio, Sandro Daumas enfatizou o perfil solidário da população macabuense.

- “Graças à solidariedade do povo macabuense a instituição tem se mantido de pé, através de doações, contribuições de caráter financeiro, entretanto não sobram recursos para realizar investimentos tão importantes. Cabe ao poder público contribuir mais, e a nós representantes do povo buscar recursos a nível federal, uma vez que a Prefeitura não dispõe de recursos próprios para o Asilo”, finaliza.