Vereadora Nathalia Braga busca apoio em defesa do CICAPD Rego Barros

Em seu primeiro mandato a frente do Legislativo macabuense, a vereadora Nathalia Braga (PSDB) não tem medido esforços na luta em defesa do Centro Integrado de Atendimento a Pessoa com Deficiência (CICAPD) Rego Barros. A parlamentar que é voluntária na unidade que atende 91 homens portadores de necessidades especiais, esteve reunida no último dia (12) com o Deputado Estadual Marcio Pacheco (PSC), em busca de apoio ao CICAPD.

Na oportunidade, a Vereadora acompanhada do Deputado Estadual esteve na sede do Hospital São Francisco de Assis no Rio de Janeiro, para receber doações destinadas ao Rego Barros.

- “Na visita que realizamos ao CICPAD em Conceição de Macabu, pudemos observar a falta de zelo do Governo do Estado para com aquela instituição. Sensibilizado com a triste realidade vivida pelos internos e funcionários do Rego Barros, trouxemos a demanda para o Hospital São Francisco de Assis, na pessoa do Frei Paulo, que está disponibilizando para aquela instituição alimentos, roupas e agasalhos. Uma ação que faz parte do projeto 'Amor que Cura', idealizado pelo Hospital São Francisco”, explica o Deputado Estadual Marcio Pacheco.

Diante dos gravíssimos problemas enfrentados por internos e funcionários do Centro Integrado, que vem se agravando nos últimos anos com a crise financeira que atravessa o Governo do Estado, a Vereadora acredita que a busca do apoio de toda sociedade civil organizada, amenizará as dificuldades, permitindo um atendimento mais digno aos internos.

- “Infelizmente o Governo abandonou à própria sorte os internos, que necessitam de atendimento especializado para sua sobrevivência. As cobranças por ações concretas por parte do Estado são inúmeras, porém sem sucesso. O funcionamento do Centro Integrado acontece graças à ajuda dos voluntários e as inúmeras doações que chegam da comunidade local e também de fora do município, como por exemplo, esta importante contribuição do Hospital São Francisco. É impossível fechar os olhos ou deixar passar despercebida esta situação desumana em que estão expostos os internos”, destaca Nathalia Braga.

MP AJUÍZA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O ESTADO

Os graves problemas enfrentados por internos e funcionários do CICAPD Rego Barros resultaram em uma Ação Civil Pública ajuizada com pedido de tutela de urgência pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé em parceria com a Promotoria de Justiça do município de Conceição de Macabu.

Na Ação Civil o Ministério Público (MP) pede medidas para solucionar problemas como falta de funcionários, fornecimento inadequado de alimentos, medicamentos, gás de cozinha e material de higiene, bem como a necessidade de desenvolver atividades terapêuticas para o tratamento das pessoas com deficiência internadas.

Vereadora Nathalia Braga ao lado do Deputado Estadual Marcio Pacheco recebendo as doações