Vereadora Nathália Braga sugere o uso de EPIs por coletores de lixo em Conceição de Macabu

Clique na imagem para ampliar :)

Através da Indicação Legislativa 061/2019, a vereadora Nathália Braga (PSDB) que também é vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde (COMSUS) da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, sugeriu ao chefe do Poder Executivo, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos funcionários que realizam a coleta de lixo urbano e domiciliar no município.

Regulamentados pela NR 6, os EPIs devem ser disponibilizados pelo empregador a todos os seus funcionários, bem como a reposição em caso de defeito ou inoperância, o que deve ocorrer de forma gratuita e imediata.

Além de evitar acidentes de trabalho, o uso dos equipamentos promove o bem-estar dos colaboradores e a garantira da produtividade, reduzindo ainda riscos físicos, biológicos e químico, por exemplo.

- “O uso de luvas, que é um dos tipos mais comuns de EPIs, reduz a possibilidade de corte ou perfuração das mãos do trabalhador ao manusear um saco de lixo que contenha descarte de vidro quebrado, por exemplo. O que estamos sugerindo é que a Prefeitura exija o cumprimento da NR 6 pela empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo urbano e domiciliar na cidade”, explica Nathália.

Além das luvas, a parlamentar alerta quanto ao uso de mangotes, macacão de segurança e calçados fechados.

- “Nossa primeira meta é indicar, alertar o Poder Executivo quanto ao uso dos EPIs. Em um segundo momento vamos fiscalizar o uso dos equipamentos, conforme previsto no edital, projeto básico e contrato firmado com a empresa responsável pela execução do serviço de coleta” finaliza a vereadora.